Saiba mais sobre a REDASP 2024
O que você precisa saber sobre a Olimpíada de Redação

A Olimpíada de Redação São Paulo-REDASP é uma atividade realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) que visa fomentar a escrita dos estudantes, desenvolver as competências e as habilidades relacionadas à Língua Portuguesa e à Produção Textual e encontrar jovens talentos da escrita.

A REDASP incentiva a produção textual a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista de modo que os estudantes possam utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. Além disso, é uma iniciativa que busca valorizar a autoria dos estudantes por meio da produção textual.

Poderão participar da REDASP estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos); e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), que são aptos a realizar a Prova Paulista, das Escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo de Tempo Parcial e de Tempo Integral. Para a avaliação nas etapas que compõem o concurso, os estudantes serão agrupados de acordo com os anos/séries.

Você sabe o que nosso
símbolo representa?

Nas Olimpíadas, a tocha olímpica traz de volta a tradição grega e marca o início das competições, porém o fogo da nossa tocha tem um contexto ainda mais amplo.

A descoberta do fogo foi o primeiro passo para a evolução humana, pois até então o que antes vinha de algo sobrenatural tornou-se algo mais próximo do real. O fogo representa o conhecimento, sua característica luminosa, para nós, representa a luz do conhecimento, a evolução e expansão da capacidade mental. Fogo é conhecimento.

O início dos Jogos Olímpicos é marcado pela tocha olímpica, a nossa tocha também tem o objetivo de marcar o início das Olimpíadas de Redação e Matemática.

Essa figura em sua literalidade é o elemento que fez os homens “domarem” o fogo, pois quando acessado sobre essas hastes é possível carregá-lo pelos locais.

Para o nosso fogo, a tocha tem a mesma função, de permitir que os alunos carreguem os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e os direcionem para onde o conhecimento se fizer necessário.

Todo esse conhecimento é unido na forma do infinito, pois esse é um reforço de que o conhecimento é infinito, é eterno e algo pessoal e único para cada pessoa.

Dúvidas frequentes

Estudantes os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) que realizaram a Prova Paulista do 2º Bimestre de 2024, a nota do componente curricular de Língua Portuguesa será usada como primeiro critério de desempate.

Acontecerá no mês de novembro, de acordo com definição da Diretoria de Ensino.

Não encontrou resposta para a sua dúvida?
Clique aqui e fale coma gente

FALE COM A GENTE

Quer saber mais sobre a REDASP?

Preencha os campos para entrar em
contato com nosso atendimento.