A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou, em 2025, projeto Escolas Olímpicas. Agora, unidades escolares selecionadas vão estar de portas abertas aos sábados para dar aquele empurrãozinho nos estudantes da rede pública para se prepararem para competições científicas! O conteúdo das aulas será focado em matemática e suas tecnologias.
Estudantes da rede pública do Estado de São Paulo do sexto ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio apaixonados por matemática.
as vagas são limitadas
Consulte na SED pelo menu:
https://sed.educacao.sp.gov.br/
As Olimpíadas Científicas e de Conhecimento desenvolvem habilidades essenciais para o século XXI. Elas estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, a criatividade, habilidades de liderança e socioemocionais, além da colaboração. Além disso, os alunos são incentivados ao aprendizado e ao prazer pelo conhecimento, preparando-se para agarrar oportunidades de um futuro cada vez mais dinâmico e tecnológico.
Em um mundo cada vez mais digital, as Olimpíadas Científicas e de Conhecimento também desempenham um papel crucial no desenvolvimento de habilidades de letramento digital. A leitura e a compreensão de textos em ambientes digitais, a busca e a avaliação de informações online, a capacidade de distinguir fatos de opiniões e a construção de conhecimento a partir de múltiplas fontes são algumas das habilidades cruciais para o sucesso no século XXI e que são fomentadas e aprimoradas pela participação nas olimpíadas.
Na comunidade olímpica, é notório que os alunos desenvolvem as dez habilidades mais importantes para a economia, segundo o relatório do World Economic Forum. Dentre elas, destacam-se o Pensamento Criativo, fundamental para encontrar soluções inovadoras para desafios complexos; a Resiliência, Flexibilidade e Agilidade, importantes para lidar com mudanças inesperadas e situações desafiadoras; a Motivação e Autoconhecimento, que impulsionam a paixão pelo aprendizado e pelo trabalho; a Curiosidade e Aprendizagem Contínua, essenciais para se manter atualizado e buscar novas formas de conhecimento; e o Repertório Tecnológico, necessário para utilizar e compreender tecnologias em diversos contextos.
Compreender e sentir pertencimento nas Olimpíadas Científicas é mais do que preparar alunos para competições: é promover um ensino mais engajador, ajudando-os a alcançar seu pleno potencial e a se destacar globalmente.
Convidamos todos os educadores a utilizar este guia para inspirar e capacitar seus alunos, ajudando-os a alcançar seu pleno potencial e a se destacar no cenário global que demandam outras habilidades e cenários de novos futuros.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reestruturação do Ensino Médio, com o ajuste nos Itinerários Formativos e na Formação Geral Básica, trouxeram uma excelente perspectiva de integração das olimpíadas ao ecossistema de ensino básico nas escolas do Brasil.
Nesse contexto, as Olimpíadas Científicas e de Conhecimento no plano estratégico da SEDUC SP 2024 emergem como um valioso instrumento para impulsionar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI e preparar os alunos para um futuro dinâmico e tecnológico.
Ao promover o engajamento dos alunos em desafios acadêmicos, o programa estimula a resolução de problemas complexos, a criatividade, as habilidades de liderança e socioemocionais, e a colaboração desde as séries iniciais.
As Olimpíadas também se alinham com os objetivos da BNCC e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, complementando a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, além de promover uma educação integral e interdisciplinar. Elas contribuem para a melhoria dos indicadores de avaliação ao promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, buscando cada vez mais o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, o novo formato do ENEM, que incluirá a avaliação dos Itinerários Formativos a partir de 2027, reforça a importância das olimpíadas como ferramenta complementar para o ingresso eficaz no ensino superior e para o sucesso profissional.
Em suma, o nosso projeto representa uma oportunidade de continuar impulsionando e transformando a educação em São Paulo, preparando os alunos da rede pública para os desafios e, na própria jornada, para a formação de uma geração de cidadãos capazes de construir um futuro mais promissor para o estado e para o país.